Falecimento do papa Francisco: “Tudo ocorreu de forma muito rápida”, afirma Vaticano

Falecimento do papa Francisco: “Tudo ocorreu de forma muito rápida”, afirma Vaticano

Na última segunda-feira (21), por volta das 5h30 da manhã (horário local), o papa Francisco começou a apresentar sinais de um mal-estar repentino. Cerca de uma hora depois, após acenar em despedida para seu enfermeiro pessoal, o pontífice entrou em estado de coma. As informações foram repassadas pelo Vaticano nesta terça-feira (22).

“Segundo relatos das pessoas que o acompanharam em seus últimos instantes, Francisco não sentiu dor. Tudo aconteceu de maneira muito rápida”, afirmou o comunicado oficial. “Foi uma partida tranquila, quase inesperada, sem sofrimento prolongado ou comoção pública, condizente com um papa que sempre manteve discrição sobre sua condição de saúde.”

Francisco faleceu às 7h35 (horário local), no dia seguinte à celebração da Páscoa, após ter aparecido brevemente na varanda da Basílica de São Pedro para conceder a bênção Urbi et Orbi (Para a cidade e para o mundo). Segundo o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, a cerimônia fúnebre será realizada no próximo sábado (26).