Claudia Sheinbaum Pardo, de 61 anos, será a nova presidente do México a partir de 1º de outubro, quando sucederá a seu aliado, Andrés Manuel López Obrador.
A candidata do atual grupo político mexicano, Claudia Sheinbaum foi eleita a nova presidente do México. Concorrendo pelo partido Morena, Sheinbaum foi eleita com 58% dos votos e será a primeira mulher a governar o país.
Quem é Claudia Sheinbaum?
Nova presidente já foi prefeita da Cidade do México. Ela vem de uma família rica e de origem judaica, é cientista e engenheira ambiental.
Apoiada por Andrés Manuel López Obrador, candidata se movimenta entre esquerda e centro-esquerda. Em seus discursos, ela manifestou intenção de continuidade do projeto do atual presidente, que tem boa aprovação no país, atribuía por especialistas aos sequenciais benefícios sociais às populações de baixa renda.
“Vimos o que Dilma passou por ser mulher. Foi um processo de impeachment muito mais agressivo do que foi com o Fernando Collor na década de 1990. Havia até adesivos da Dilma, fazendo alusão a posições sexuais nos carros. Uma coisa horrível mesmo. Ainda há muita violência no discurso político brasileiro em relação às mulheres. No México é a mesma coisa.”
Flávia Loss de Araújo, coordenadora da pós em Relações Internacionais da FESP.