Referendo na Venezuela aprova anexação da região de Guiana

Referendo na Venezuela aprova anexação da região de Guiana

Neste último domingo (3), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi para as suas redes sociais anunciar que os eleitores do país que participaram do referendo realizado aprovaram as medidas que podem resultar na anexação de parte do território da Guiana.

Maduro fez uma live e nela, discursou sobre como foi o referendo, quais foram as perguntas e que o povo que participou gostou da ideia e acabou aprovando. Na descrição, ele colocou que essa aprovação era uma “Celebração da grande vitória do povo da Venezuela no referendo consultivo pela defesa da nossa Guiana Essequiba.”

As cinco perguntas do referendo foram aprovadas com mais de 95% de aprovação, de acordo com a autoridade eleitoral do país.

Vale lembrar que na última sexta (1), a Corte Internacional de Justiça disse que a Venezuela deve se abster de qualquer ação contra o território disputado na Guiana. Esse comportamento afrontoso pode fazer com que mais países no mundo olhem para a possibilidade de conflito entre Guiana e Venezuela.