Venezuela e Guiana: Reino Unido critica posição venezuelana

Venezuela e Guiana: Reino Unido critica posição venezuelana

A tensão entre Venezuela e Guiana aumenta a cada dia e agora foi a vez de um país europeu falar sobre o possível conflito.

O ex-premiê e atual Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, disse que não vê “absolutamente nenhum argumento para uma ação unilateral por parte da Venezuela” na Guiana, depois do referendo convocado por Nicolás Maduro, no qual a população aprovou a anexação da região de Essequibo.

Vale lembrar que décadas atrás a Guiana era uma colônia inglesa e quem deu controle da região de Essequibo para o país foi Reino Unido e o comitê internacional..

Cameron falou exatamente isso em seu discurso, que foi decidido há 100 anos. “Estas fronteiras foram estabelecidas em 1899. Não vejo absolutamente nenhum argumento para uma ação unilateral por parte da Venezuela; deve parar, é um erro”, disse.

Ele ainda afirmou: O ex-premiê confirmou que ainda vai conversar com o presidente da Guiana e outros chefes de Estado da América para falar sobre a tensão e o que pode ser feito para evitar o conflito.