O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, afirmou na quinta-feira, durante uma reunião realizada no Catar com líderes do Hamas, que o presidente palestino Mahmoud Abbas fará em breve uma visita oficial a Moscou. Durante essa visita, ocorrerão discussões e consultas com o presidente Vladimir Putin sobre o “conflito palestino-israelense”.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, também confirmou que estão em andamento os preparativos para um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas. No entanto, ele indicou que é difícil determinar uma data para essa reunião devido aos acontecimentos no conflito entre a Faixa de Gaza e a ocupação israelense.
Observadores afirmam que “é evidente que a Rússia não adotou uma posição proeminente demonstrando seu desejo de desempenhar um papel no conflito israelo-palestino ou de igualar o papel americano-ocidental, com exceção do projeto de resolução que apresentou ao Conselho de Segurança para um cessar-fogo imediato por razões humanitárias, o qual foi retirado porque os Estados Unidos usaram seu direito de veto internacional”.