Javier Milei conquista a presidência da Argentina

Javier Milei conquista a presidência da Argentina

 

Neste último domingo, 19 de novembro, aconteceu o segundo turno das eleições na Argentina.

Javier Milei, um economista de extrema-direita de 53 anos e antigo comentador televisivo sem experiência de governo, obteve quase 56% dos votos, com mais de 80% dos votos contabilizados. Foi uma reviravolta impressionante para Sergio Massa, o ministro da economia de centro-esquerda que tem lutado para resolver a pior crise econômica do país em duas décadas.

Massa confirmou a derrota com um discurso por volta das 20h30 e afirmou que já havia confirmado o vencedor da eleição. Milei assumirá a Casa Rosa Argentina a partir do dia 10 de dezembro.

Quem é Javier Milei?

Nascido no bairro de Palermo, em Buenos Aires, em 22 de outubro de 1970, Mile teve uma infância marcada por momentos polêmicos em sua família, sem um  relacionamento bom com os seus pais. Porém, Milei encontrou o apoio de sua irmã.

A partir de 2018, a ascensão de Milei apareceu nos principais meios de comunicação argentinos, com a divulgação de seu discurso “liberal libertário”, como ele o chamava. O grande salto na sua carreira política veio em 2020, quando anunciou a sua candidatura à Presidência nas eleições de 2023.